Galeria de Fotos
CAU/RN movimentou Pau dos Ferros e região com três eventos
– 25/05/2022 –
Os dias 19 e 20 de maio foram movimentados em Pau dos Ferros. O CAU/RN realizou eventos para diversos públicos: estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, prefeitos, secretários, equipes técnicas municipais e sociedade em geral.
Abrindo a programação, a palestra com a gerente técnica, Lílian Brito, e o assessor jurídico, Hector Siqueira, para os alunos da UFERSA. Momento bastante participativo, no qual os estudantes tiraram todas as dúvidas sobre o conselho e o início da carreira.
Em seguida, a realização do I Fórum de Prefeituras do Alto Oeste. O presidente do CAU/RN, Jefferson Sousa, a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, e o diretor da UFERSA, Reudismam Rolim, abriram oficialmente a ocasião. Cerca de 15 representantes dos municípios da região estiveram presentes. Na oportunidade, os conselheiros federais dos estados de Sergipe e Minas Gerais, Ricardo Mascarello e Eduardo Fajardo, respectivamente, falaram sobre a Lei Federal da ATHIS. “Essa oportunidade é de extrema importância para propagar cada vez mais essa lei. É uma espécie de catequização da sociedade. Conhecer seus direitos e saber onde buscá-los”, declarou Fajardo.
Após o ATHIS, aconteceu a palestra sobre a importância da fiscalização e segurança nas obras, com Lílian Brito e Hector Siqueira. O Fórum foi encerrado com as palestras do professor doutor Eduardo Nunes, sobre Plano Diretor, e de Gilton Sampaio, diretor-presidente da FAPERN, que discorreu sobre relevância de parcerias entre ciência e sociedade para seu avanço.
Vale destacar que foi assinado no Fórum, o primeiro Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho e a Prefeitura de Pau do Ferros que irá promover ações em conjunto. Para a prefeita do Município “essa parceria vem agregar ainda mais ao desenvolvimento da Pau dos Ferros. Todos sabem a importância do arquiteto e urbanista para o crescimento ordenado e seguro de uma cidade”, enfatizou Marianna.
E o encerramento dos dois dias de eventos foi com a caminhada desenhada, Passos & Traços, que percorreu cinco pontos históricos de Pau dos Ferros. O trajeto foi guiado pelo arquiteto, urbanista e professor doutor, Gabriel Leopoldino. Ele contou a história da cidade e dos patrimônios visitados. A caminhada rendeu ao final a “exposichão” com os desenhos produzidos pelos participantes.
“É uma satisfação trazer esses eventos para Pau dos Ferros e região e ver a participação e comprometimento de todos, na busca da informação e de como fazer acontecer, cada um na sua área. A parceria com o poder público e a sociedade (alunos e profissionais) envolvidos leva muito mais longe o conhecimento, transformando-o em realizações responsáveis e ordenadas”, finalizou Jefferson, presidente do CAU/RN.
Fiscalização do CAU/RN dá continuidade às rotas pelo interior
-02/05/2022 –
O planejamento elaborado das rotas de fiscalização está sendo executado à risca. A equipe cumpriu semana passada a rota pelo interior. Foram visitadas obras nas cidades de Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré. De hoje (02) até sexta-feira (6) serão fiscalizadas as praias de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Sibaúma, Pium e Cotovelo.
A gerente técnica responsável pela equipe de fiscalização, Lílian Brito, afirma que o cronograma estabelecido no planejamento está sendo posto em prática. “E quando possível, incluímos outros municípios que estão no caminho das rotas. Atuamos de maneira educativa e preventiva, direcionando o profissional na prática correta da arquitetura”, conclui a gerente.
CAU/RN participa da entrega da minuta de lei da ATHIS em Guamaré
Na terça-feira, 22, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN esteve em Guamaré presenciando a entrega da proposta do projeto de lei da ATHIS. O ato simbólico, que reuniu secretários, vereadores e equipe técnica do município, foi representado pelo prefeito, Arthur Teixeira e o presidente da Câmara, Eudes Miranda.
Para o presidente do CAU/RN, Jefferson Sousa, “é singular o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte estar aqui em Guamaré, presenciando um momento histórico que é a apresentação do poder executivo ao poder legislativo da lei da ATHIS. Uma lei que apenas 2 municípios do nordeste têm implantada, que são Salvador e Fortaleza. E que aprovada pela Câmara Municipal passará a ser a primeira cidade do RN a ter essa lei. Um ato importante para atendimento a diversas ações relacionadas a melhorias em habitação de interesse social e que atingirá uma população com faixa salarial de até 3 salários-mínimos.”, destacou Jefferson.
Participaram da reunião a conselheira e coordenadora da Comissão de Relações Institucionais, Natália Oliveira e o gerente geral, Glauco Gobbato. Após a reunião, a equipe do CAU/RN, visitou os principais conjuntos habitacionais que provavelmente terão acesso à ATHIS.
Arquitetando Itinerante em Natal
A programação do evento que finalizou o Arquitetando foi intensa. Momentos marcantes pontuaram a ocasião. Entre eles a entrega, oficial, dos calendários 2022 do CAU/RN, com as fotos vencedoras da I Seleção de Fotografias do Conselho, aos autores das imagens. As 15 fotos participantes estavam expostas no salão principal, das palestras.
O arquiteto e urbanista, Hélio Gomes, que ilustrou, com seu cordel, a campanha do CAU/RN para o dia do arquiteto, declamou todo poema “Sem Arquiteto o Mundo Nem Sequer Tinha Existido”. A plateia ficou emocionada. Um verso desse cordel homenageou os profissionais no dia 15 de dezembro.
“Deus botou foi pra torar
No cabra com essa missão,
De pensar a construção
Do mundo pra se morar;
Pra tudo funcionar
Com formas que dão sentido,
Onde o belo é garantido
E o conforto bem correto.
O mundo sem arquiteto
Nem sequer tinha existido.”
A presidente do CAU/BR, Nádia Somekh, participou da programação do Arquitetando em Natal. E, parabenizou pela realização do evento “que traz a perspectiva de mostrar para a população a importância do nosso ofício. Fico feliz, nessa minha primeira visita a um CAU estadual, de perceber como vocês estão desenvolvendo essa possibilidade de valorizar a arquitetura e mostrar à população potiguar a importância do arquiteto”, afirmou a presidente.
Assim como nas outras cidades, os temas das palestras foram escolhidos pelos profissionais através de enquetes. Sobre “Acessibilidade”, Alessandra Marinho apresentou o tema e os “Cases de Sucesso” dos escritórios Mula Preta e EMA foi Felipe Bezerra.
O coquetel de encerramento foi animado pela música de Rebekka Martins. Momento de confraternização com todos que participaram do Arquitetando Itinerante em Natal.
Arquitetando Itinerante em Caicó
Caicó encerrou a programação do Arquitetando pelo interior.
As palestras do primeiro dia, 06, trouxeram muita informação sobre o ATHIS e Acessibilidade. Os temas foram escolhidos pelos profissionais da região, e os participantes interagiram tirando dúvidas.
No dia 07, o tema apontado para a palestra foi Patrimônio, ministrada por Ana Zélia, vice-presidente do CAU/RN. Seguida da caminhada pelo centro histórico de Caicó, guiada pela arquiteta e urbanista, Lívia Nobre e ao som do sanfoneiro Antônio Filho. No retorno da caminhada, Lívia deu continuidade a palestra, com foco no patrimônio da cidade.
Encerrando o evento, a apresentação do Grupo de Cultura Popular Verso e Prosa, com citação de cordel, teatro de bonecos e música.
Durante a programação do último dia do Arquitetando, o CAU/RN recebeu do artista caicoense, André Vicente, a doação de uma de suas obras de arte. O quadro retrata a fachada do mercado público, um dos patrimônios culturais de Caicó.
Arquitetando Itinerante em Mossoró
A capital do oeste recebeu o Arquitetando Itinerante no dia 02 de dezembro, na sede da OAB. Os agendamentos para os serviços de biometria foram completamente preenchidos. Os recém formados aproveitaram a presença do CAU/RN em Mossoró para regularizar sua situação e solicitar a carteira profissional.
Na agenda política, Jefferson Sousa, presidente do Conselho, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Lawrence Amorim. A conversa foi sobre a lei do ATHIS e acessibilidade.
O ponto alto do evento foram as palestras sobre gestão e acessibilidade, com Andréa de Paula, Gabriela Nóbrega e Alessandra Marinho, respectivamente. As palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube e Instragram do CAU/RN.
Para a arquiteta e Urbanista, Liana Suassuna: “as palestras foram de extrema relevância, já que o tema gestão foi tão solicitado pelos profissionais daqui. E a de acessibilidade, nos atualizando o que tem de mais novo na legalização das normas. Não podia ter sido melhor”, comentou.
O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização.
Arquitetando Itinerante em Pau dos Ferros
Pau dos Ferros foi a primeira cidade a receber o Arquitetando 2021. A programação foi aberta com a pauta política. A primeira reunião foi na Câmara Municipal de Vereadores. A vice-presidente do CAU/RN, Ana Zélia Moreira, foi recebida pela vereadora e presidente da Casa, Francisca Itacira Aires Nunes. A conversa girou em torno da importância do arquiteto e urbanista na condução do plano diretor. A lei do ATHIS e a acessibilidade também foram tema do encontro.
Ainda na agenda política, o encontro com prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida. Acompanhando a vice-presidente do Conselho estiveram a coordenadora da Comissão de Relações Institucionais, Natália Mabel, o assessor jurídico, Hector Siqueira, e o gerente geral, Glauco Gobbato. Na ocasião, a relação institucional do CAU/RN com outros entes públicos foi ressaltada, além das atribuições dos arquitetos e urbanistas no exercício profissional. A prefeita foi receptiva ao diálogo sobre a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social.
E como divulgado anteriormente, aconteceram os atendimentos técnicos e jurídicos, os serviços e as palestras. O evento foi encerrado com o coquetel de confraternização.
Passos & Traços – patrimônio, desenho e história
No sábado, 27 de novembro, o CAU/RN promoveu a primeira caminhada desenhada, Passos & Traços. O evento que teve seu percurso no bairro de Cidade Alta e Ribeira, em Natal, atraiu mais de 60 participantes, entre profissionais, estudantes e famílias.
Os patrimônios visitados puderam ter suas histórias e causos contados pelos professores George Dantas e Luciano Capistrano, que enriqueceram e fizeram a diferença na caminhada.
Muitos desenhos foram produzidos na hora e em cada parada. Posteriormente, os autores dos desenhos irão digitaliza-los e enviar para o Conselho, para divulgação. Ao final da Passos & Traços foi montada uma “exposichão” com toda a produção da manhã.
A vice-presidente do CAU/RN, Ana Zélia Moreira, afirmou que: “a caminhada desenhada teve o propósito de vivenciar espaços das áreas históricas de Natal, da Cidade Alta e Ribeira, na perspectiva de reconstituição da história e memória como patrimônio sob o olhar artístico dos arquitetos e urbanistas”.
A Passos & Traços contou com a parceria do grupo Urban Sketchers e o IAB que promoveu a feijoada de encerramento e confraternização do evento.
Momento impar
Soube através das redes sociais que na última segunda-feira, 09/03, ao final da solenidade de colação de grau no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, o aluno laureado foi o Edy Jones Barbosa.
A imagem traduz esse momento de forte emoção ao receber o abraço da coordenadora que lhe entregou a honraria, coroando todo o seu esforço e dedicação ao curso, contagiando a todos.
Aluno de escola pública ingressou no IFRN e através das ações de apoio ao estudante, concluiu dois cursos técnicos, Edificações e Rede de Computadores. Na UFRN teve o mesmo apoio que tantos estudantes necessitam para realizarem seus sonhos.
Foto: Profa. Dra. Glauce Albuquerque
Segundo relatos da Profa. Dra. Eunádia Cavalcante, fez um lindo TFG – Trabalho Final de Graduação – propondo a requalificação da feira do conjunto Santa Catarina e entorno, dedicando o seu trabalho ao avô, feirante da zona norte, o qual ajudava empurrando um carrinho de mão. Quem perguntava o que ele queria ser, prontamente respondia: quero ser arquiteto, mesmo sem saber direito que profissão era essa.
A imagem acima, meu caro Edy Jones, para mim, é uma resposta a uma colega de turma, que, a princípio, negou-se a realizar uma atividade acadêmica na zona norte, declarando em alto e bom som que não iria. Foi um momento constrangedor, pois percebi de imediato em seu semblante o sentimento de rejeição e tristeza. Sempre fui um professor conciliador, mas naquele momento não abri e ela foi para “o outro lado da cidade, longe da minha casa e perigoso”. Não só foi como voltou, e voltou com outro sentimento. Ainda bem que a arquitetura e o urbanismo nos proporcionam isso.
A imagem acima, meu caro Edy Jones, para mim, é também, e principalmente, uma resposta aos que, diuturnamente, através de ameaças e ataques tentam destruir o ensino público e de qualidade oferecido pelas universidades públicas, imprescindíveis à ascenção social, redução das desigualdades e ao desenvolvimento do país.
Sucesso, e que o Grande Arquiteto do universo ilumine o seu caminho!
Confesso que também me emocionei!
José Jefferson de Sousa
Conselheiro Federal do CAU/RN, arquiteto e urbanista e professor aposentado da UFRN.
Postado no dia 12 de março de 2020