Galeria de Fotos
Momento impar
Soube através das redes sociais que na última segunda-feira, 09/03, ao final da solenidade de colação de grau no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, o aluno laureado foi o Edy Jones Barbosa.
A imagem traduz esse momento de forte emoção ao receber o abraço da coordenadora que lhe entregou a honraria, coroando todo o seu esforço e dedicação ao curso, contagiando a todos.
Aluno de escola pública ingressou no IFRN e através das ações de apoio ao estudante, concluiu dois cursos técnicos, Edificações e Rede de Computadores. Na UFRN teve o mesmo apoio que tantos estudantes necessitam para realizarem seus sonhos.
Foto: Profa. Dra. Glauce Albuquerque
Segundo relatos da Profa. Dra. Eunádia Cavalcante, fez um lindo TFG – Trabalho Final de Graduação – propondo a requalificação da feira do conjunto Santa Catarina e entorno, dedicando o seu trabalho ao avô, feirante da zona norte, o qual ajudava empurrando um carrinho de mão. Quem perguntava o que ele queria ser, prontamente respondia: quero ser arquiteto, mesmo sem saber direito que profissão era essa.
A imagem acima, meu caro Edy Jones, para mim, é uma resposta a uma colega de turma, que, a princípio, negou-se a realizar uma atividade acadêmica na zona norte, declarando em alto e bom som que não iria. Foi um momento constrangedor, pois percebi de imediato em seu semblante o sentimento de rejeição e tristeza. Sempre fui um professor conciliador, mas naquele momento não abri e ela foi para “o outro lado da cidade, longe da minha casa e perigoso”. Não só foi como voltou, e voltou com outro sentimento. Ainda bem que a arquitetura e o urbanismo nos proporcionam isso.
A imagem acima, meu caro Edy Jones, para mim, é também, e principalmente, uma resposta aos que, diuturnamente, através de ameaças e ataques tentam destruir o ensino público e de qualidade oferecido pelas universidades públicas, imprescindíveis à ascenção social, redução das desigualdades e ao desenvolvimento do país.
Sucesso, e que o Grande Arquiteto do universo ilumine o seu caminho!
Confesso que também me emocionei!
José Jefferson de Sousa
Conselheiro Federal do CAU/RN, arquiteto e urbanista e professor aposentado da UFRN.
Postado no dia 12 de março de 2020
Fiscalização vistoria obras na região metropolitana e na região do Trairi
As rotas de fiscalização do CAU/RN contemplaram, na última semana, os bairros Pajuçara, na região Norte de Natal, Lagoa Nova e Candelária, na zona sul, além dos municípios de Parnamirim, na região metropolitana e o interior do estado, na cidade de Santa Cruz, na região do Trairi. Foram realizadas 27 ações, com a entrega de comunicações de visita, que sinaliza as pendências, quando identificadas, e orienta quanto aos procedimentos necessários para regularização.
As providências tomadas pelos interessados dentro do prazo estabelecido evitam autuações previstas no processo administrativo.
Fiscalização do CAU/RN visita 25 obras
25 obras foram fiscalizadas no total pela equipe do CAU/RN. Os locais que passaram por vistoria foram: Parnamirim, na Região Metropolitana e também o Município litorâneo de São Miguel do Gostoso. Nos dois municípios foi constatada a atuação de profissionais de arquitetura e urbanismo. Porém, em apenas sete obras, a documentação completa foi apresentada no momento da visita. Nos demais casos, a equipe de fiscalização orientou quanto as providências necessárias para regularização da situação. Não havendo regularização o processo administrativo, é iniciado com a emissão de Notificação Preventiva. Publicado em 8 de agosto de 2019.
Arquitetos do RN participam de Capacitação de Mercado Exterior
Os arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Norte foram contemplados com a Oficina de Capacitação do Mercado Exterior nesta quita-feira (09), no auditório do SEBRAE. Depois de passar por cidades de fronteira e pelas maiores capitais brasileiras, cinquenta profissionais participaram do evento, em Natal, e tiveram acesso as orientações de como ingressar neste mercado. Exigências como ser bilingue e possuir atendimento em outra língua são pré-requisitos essenciais para quem almeja alcançar voos mais altos. Durante o evento, temas como Legislação, suporte na tratativa com governantes, mobilidade profissionais e acordos já existentes foram tópicos abordados.
A Capacitação é fruto de uma parceria do CAU/BR, CAU/RN, Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, SEBRAE, APEXBrasil, ASBEA, BuiltbyBrasil.
De acordo com Emanuel Teixeira, ApexBrasil, “A arquitetura é um mercado pulverizado com 160 mil profissionais e já vimos um movimento crescente de escritórios do exterior vindo ao Brasil”, disse o gestor de arquitetura que explicou sobre a plataforma da Aspex e que ofere segurança aos profissionais ingressarem neste mercado exterior.
Para Pedro Coelho, relações internacionais da Built by Brasil, disse que o fortalecimento da imagem e geração de negócios estruturados são pilares que promovem o posicionamento setorial e a internacionalização dos escritórios de arquitetura brasileira.
Atualmente 10 escritórios da Apex dão suporte no exterior aos profissionais e 12.971 empresas recebem apoio e somente nos últimos anos, a exportação da arquitetura movimentou U$ 42,5 bilhões de dólares.
O CAU/BR possui acordo com vários países, o que possibilita a exportação da arquitetura e uma maior facilidade no ingresso do profissional.
Para saber mais acesse http://www.caubr.gov.br/acordoseparcerias/
Aberto concurso internacional de cartazes em homenagem ao Dia Mundial do Arquiteto
“Arquitetura… para um mundo melhor!”, este é o tema do concurso internacional aberto pela União Nacional de Arquitetos (UIA) para elaboração de cartazes em homenagem ao Dia Mundial da Arquitetura 2018. A competição marcará também o 70º aniversário de fundação da União.
Interessados em participar devem fazer um cadastro na plataforma digital disponível através do link https://uiaprizes.awardsplatform.com e enviar sua proposta até o dia 1 de junho de 2018. Os projetos enviados devem estar de acordo com o tema, além de incluir o logotipo da UIA e estar em inglês ou Francês, idiomas oficiais da União. O vencedor será anunciado dia 2 de julho de 2018.
O Dia Mundial da Arquitetura é uma data móvel. Em 2018 será comemorado em 1 de outubro.
Concurso internacional de projeto para o parque Rumipamba, na Colômbia
O concurso de projeto para o parque Rumipamba, no município de Pasto, na Colômbia,foi oficialmente aberto nessa última segunda-feira (12/02). O autor do projeto que ficar em primeiro lugar receberá um prêmio em dinheiro, além de assinar um contrato para desenvolvimento do projeto arquitetônico. Segundo e terceiro lugares também receberão prêmios em dinheiro. A iniciativa é da prefeitura do município de Pasto e da Sociedade Colombiana de Arquitetos (SCA).
Segundo a organização do concurso, o desafio dos participantes é apresentar uma proposta contemporânea, mas que destaque a memória histórica e os elementos urbanos existentes na cidade.
Podem se inscrever profissionais individuais ou em equipes nacionais ou estrangeiros, além de pessoas físicas ou jurídicas desde que atendam aos requisitos disponíveis no edital do concurso.
Publicado em 15 de fevereiro de 2018
Fonte CAU/BR
Fiscalização do CAU/RN realiza vistoria em cinco bairros da capital potiguar
A Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte – CAU/RN esteve nos dias 17 e 19 de janeiro nos bairros Lagoa Nova, Nova Descoberta, Capim Macio, Neópolis, Candelária.
Na ocasião, foram visitadas 18 obras. De acordo com a agente de fiscalização Aline Bezerra seis obras apresentaram projetos arquitetônicos, mas sem os respectivos RRT(s).
Em nove, não foram apresentados documentos de responsabilidade técnica sobre os serviços em andamento. Apenas duas obras apresentaram toda a documentação e uma estava fechada.
A Fiscalização segue a orientações da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RN – CEP e também pode ser realizada por denúncias.
Novos conselheiros são diplomados no CAU/RN
Durante a realização da 72ª Plenária Ordinária, realizada dia 12 de dezembro de 2017, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte – CAU/RN diplomou 18 conselheiros, sendo nove titulares e nove suplentes. A diplomação foi conduzida pelo arquiteto e coordenador da comissão eleitoral do CAU/RN, Fabrício Amorim.
Na ocasião, o atual vice-presidente do CAU/RN, Jefferson Souza, realizou uma homenagem ao arquiteto e urbanista falecido este ano, Marcelo Tinôco e deu seu nome a sala de reuniões do Conselho. “Nada mais justo prestar essa homenagem nomeando essa sala com o nome deste profissional, que tinha por característica uma alma leve, espírito conciliador e exerceu a docência com decência, espero que esse nome traga leveza e profundidade a esta sala onde são realizadas as plenárias e importantes discussões”, disse.
Representando os novos conselheiros, o arquiteto Henrique Ramos disse sobre ter a consciência da importância desta missão do Conselho que é levar arquitetura para todos. “A expectativa é melhor possível para assumir esse novo período, temos consciência da responsabilidade que assumimos e acreditamos que possamos fazer um excelente trabalho na defesa da arquitetura e urbanismo e dos direito da sociedade sobre essa disciplina tão importante para a cidadania”, enfatizou.
A conselheira Liana Suassuna, arquiteta de Mossoró, também se despede da gestão. “Deixo o Cau num período muito bacana, onde pude lutar pela minha categoria, pela valorização profissional e saio com a sensação de dever cumprido. Batalhamos muito nesses últimos seis anos por todos os profissionais do estado e da cidade de Mossoró”.
Em clima de despedida, a conselheira Rosa Pinheiro disse que esteve como conselheira em duas gestões. “Tentei dar o máximo de mim para contribuir para o fortalecimento do nosso conselho, já que foi muito árduo para criá-lo e espero que os novos conselheiros se dediquem e possam dar continuidade a este trabalho”, destacou.
Confira os novos conselheiros empossados:
Mossoró redescobre sua história em Caminhada
Um grande número de pessoas redescobriram Mossoró no último sábado (11), durante a Caminhada Histórica de Mossoró – História e Cultura, Passo a Passo. O evento percorreu o corredor cultural de Mossoró, saindo da da Praça do Museu Lauro da Escóssia, no centro de Mossoró. A Caminhada é uma iniciativa do GEPHAM, Grupo de Estudos do Patrimônio Histórico Arquitetônico de Mossoró, estando à frente o professor de História da Arte Thalles Chaves Costa e o também professor e arquiteto Alexandre Lopes, além dos Estudantes de Arquitetura que compõe o Grupo de Pesquisa e da Universidade Potiguar. Representando o CAU/RN, estiveram os conselheiros Doryan Jorge e Liana Suassuna.
A Caminhada percorreu os 17 monumentos históricos que compõem o corredor cultural da cidade, até chegar a Estação das Artes Eliseu Ventania, passando pela Loja Maçônica “24 de junho”, Praça da Redenção “Dorian Jorge Freire”, Estátua da Liberdade, Prédio da União Caixeiral, Praça Vigário Antônio Joaquim, Monumento ao Governador Dix-Sept Rosado Maia, Catedral de Santa Luzia, Largo Monsenhor Huberto Bruening, Câmara Municipal de Mossoró, Praça Rodolfo Fernandes, Praça do Codó, Igreja de São Vicente, Palácio da Resistência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes Eliseu Ventania.
O evento foi inspirado em pesquisa histórica dos monumentos que compõem o percurso realizada pelo historiador Geraldo Maia.
Durante o percurso foi explicado aos participantes, a importância histórica de cada monumento, constituindo-se assim, em uma grande aula de história ao ar livre.