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Conheça o novo procedimento para solicitar sua Carteira de Identidade Profissional
A partir de 1º de janeiro de 2019, uma nova forma no processo de solicitação da Carteira de Identidade Profissional passar a vigorar para arquitetos e urbanistas junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O documento tem validade em todo o território nacional como comprovação do registro profissional e também como identificação civil sem prazo de vencimento.
As principais alterações referem-se à coleta biométrica, que será possível somente após o profissional ter seu registro definitivo no SICCAU e a taxa da Carteira paga.
Confira o passo a passo:
Solicitando a Carteira no SICCAU
Para solicitar a primeira via da carteira profissional definitiva, acesse o SICCAU com CPF e senha e siga os passos abaixo.
- Clique no menu Carteira Profissional e Solicitar Carteira.
- O sistema identificará a sua situação e registro e de solicitações de carteira e exibirá uma mensagem. Clique em Prosseguir.
- O sistema exibirá a tela abaixo, que mostra as etapas para a solicitação da carteira. Na primeira etapa, é preciso verificar os seus dados biográficos. Se estiver tudo certo, clique em SIM. Caso haja algum dado errado, clique em NÃO – nesse caso você será direcionado para a Atualização Cadastral, veja o passo a passo para este caso na seção Atualização Cadastral. Aqui prosseguiremos com a opção “SIM”.
- Depois de clicar em SIM, o sistema habilita o botão Próximo, clique nele. Caso o sistema identifique alguma inconsistência (órgão expedidor inválido, ausência de informação etc.) será solicitado que seja feita uma atualização cadastral.
- Na segunda etapa, você deve confirmar o recebimento da carteira na sede do seu CAU/UF. Leia a declaração e clique no quadradinho dela, isso habilitará o botão Próximo – clique nele.
- Abrirá uma janela pop-up com o PDF da Declaração de Veracidade das Informações Prestadas. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela. Atenção: alguns navegadores podem bloquear a janela pop-up, contudo a declaração de veracidade continuará armazenada.
- Na janela principal do navegador, o sistema avançou para a terceira etapa, que é de emissão do boleto. Clique no botão Gerar Boleto e Concluir Solicitação.
- Uma nova janela pop-up será aberta com o arquivo pdf do boleto emitido, com vencimento para 15 dias. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela.
- Sua solicitação de carteira foi cadastrada! Para dar prosseguimento à sua solicitação, é preciso pagar o boleto, o que irá habilitar a realização da Coleta Biométrica. Com informações do CAU/RS